sábado, 1 de setembro de 2007

sabe do zeitgeist?

Está acontecendo movimento inconsciente e coletivo inserindo o uso deste termo no vocabulário, digamos assim, moderno.
.
Registros recentes verificados:
.
- No nome do álbum novo do Smashing Pumpkins;
.
- Utilizado em pelo menos 2 textos da última Rolling Stone , a da capa do Caetano;
.
- Pré-requisito para vaga de editor de revista eletrônica em NY do private club virtual ASMALLWORLD. Pede-se, dentre outros atributos “sólido conhecimento do Zeitgeist”.
.
Mas, você sabe o que é? O Máquina explica (tirado da Wikipedia):
.
Zeitgeist é um termo alemão que se traduz como espírito do tempo, também podendo se utilizar do termo em português para denominá-lo. O Zeitgeist significa, em suma, o nível de avanço intelectual e cultural do mundo, em uma época. A pronúncia alemã da palavra é tsaItgaIst.
.
O conceito de espírito do tempo denota a Johann Gottfried Herder e outros românticoss alemães, mas é melhor conhecido no livro Filosofia da História de Hegel. Em 1769, Herder escreveu uma crítica ao trabalho Genius seculi do filólogo Christian Adolph Klotz, introduzindo a palavra Zeitgeist como uma tradução de genius seculi (Latim: genius - "espírito guardião" e saeculi - "do século"). Os alemães românticos, tentados normalmente à redução filosófica do passado às essências, trataram de construir o "espírito do tempo" como um argumento histórico de sua defesa intelectual.

.
Nota do editor: então, tá!

Nenhum comentário: