quinta-feira, 2 de agosto de 2007

super vik

Várias coisas sobre o Vik Muniz no momento: 2 exposições (em SP) e 1 livro. Lembram da lenda urbana do brasileiro que estava em um restaurante nos EUA, fez um desenho com a comida e virou um artista famoso? Com certeza foi inspirada no trabalho dele.


Mesmo quem não liga o nome à pessoa conhece o trabalho. A capa do cd dos Tribalistas? É dele, desenho feito de chocolate. Seus trabalhos são séries de desenhos feitos com materiais diversos, de poeira a diamantes. Depois ele fotografa com uma câmera de grande formato e faz (poucas) ampliações. Os intrigantes desenhos podem ser feitos em apenas 15 minutos (já vi ele dizendo!), e são realmente incríveis e curiosos. Valem de 5 a 30 mil cada. Dólares, ok? O Vik é brasileiro e muito conhecido internacionalmente e vive em NY. Imagino que as exposições e o livro tenham boa cobertura da mídia, mas vá saber! Então passo algumas informações.

A idéia dos desenhos com materiais começou em uma viagem ao Caribe. Lá ele conheceu crianças que, crescendo um pouco, iriam trabalhar em plantações de cana de açúcar e virar adultos amargurados e cansados, que nem de longe lembravam aquelas crianças. Daí, para representar como a cana sugava suas vidas, ele fez retratos utilizando açúcar. Foi descoberto em uma pequena exposição em NY, e o resto é História.

Ele está lançando no Brasil o livro "Reflex, Vik Muniz de A a Z", com suas memórias e reflexões sobre arte e seu trabalho atualmente pode ser visto também em duas mostras em SP:

E aqui, seu site oficial. Vale a ida.

Nenhum comentário: